Você tem certeza de que sabe economizar água? Surpreenda-se com essas dicas

Compartilhe

Google + Twitter Facebook

Sem atrapalhar a rotina ou prejudicar a higiene, aprenda cinco truques para não desperdiçar água no banheiro

 

Para você que nem lembra mais do risco de desabastecimento de água, saiba que ele continua bem vivo. E quem é vivo sempre aparece. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), nas últimas décadas o consumo de água cresceu duas vezes mais do que a população. Mantendo o padrão de gasto atual, em 2030 o mundo enfrentará um déficit de 40% no abastecimento.*

 

A ONU calcula que cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia para consumo e higiene. O brasileiro gasta de 160 a 200 litros/dia, dependendo do Estado. O desperdício diário de cada um significa mais água do que famílias inteiras têm acesso em uma semana em algumas regiões do globo.

 

No Dia Mundial do Meio Ambiente, selecionamos dicas para que você possa fazer sua parte em situações simples da higiene diária. O banheiro concentra mais da metade do uso de água da casa. Cada gota conta!

 

  • Feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes. Se você apenas molhar a escova e usar um copo de água para enxaguar a boca, a economia é de 11,5 litros em casa e de 79 litros em apartamento. E lembre-se: a American Dental Association recomenda que os dentes sejam escovados por dois minutos, ou seja, se você ficar craque na escovação ágil e eficiente, vai economizar ainda mais.

shutterstock_303584594

 

  • O banho de chuveiro é responsável por cerca de 17% do consumo de água de uma casa. Se o banho for de 5 minutos e você fechar o registro enquanto se ensaboa, a economia é de 90 litros em casa e 160 litros em apartamento, comparado com um banho de 15 minutos com o registro meio aberto. Dica de ouro: mantenha um balde no box. Assim, você pode reter a água que corre enquanto espera esquentar. Ela pode servir para lavar o banheiro, a cozinha, regar plantas e até economizar uma descarga.

shutterstock_85772419

 

 

  • Fechar a torneira por apenas 10 segundos enquanto lava as mãos pode economizar 1.500 litros de água por ano. Feche também enquanto faz a barba. A torneira aberta por 5 minutos joga fora 12 litros em casa e 80 litros em apartamento. Abrindo a torneira apenas para o enxague, pode-se economizar até 9 litros de água em casa e 79 litros em apartamento.

shutterstock_333714587

 

  • O vaso sanitário pode ser responsável por 25% do gasto de água da residência. Uma descarga de parede utiliza pelo menos 20 litros em cada acionamento (30, se estiver desregulada). Não utilize o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro, ensine as crianças a pressionar o botão por menos tempo e avalie a troca. Existem modelos com caixa acoplada com descarga de 3 e 6 litros. E se der para segurar o xixi até a hora do banho, é econômico e não tem nada de anti-higiênico.

shutterstock_347585354

 

  • Verifique problemas nos canos e nas válvulas, periodicamente. Um vazamento no encanamento do banheiro pode desperdiçar mais de 750 litros de água por dia e uma torneira desregulada, pingando, joga fora até 46 litros de água/dia, 16 mil litros/ano.

shutterstock_250775647

 

*Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos 2015 – Água para um Mundo Sustentável.